1. Objectivos

Os Serviços Acadêmicos da Universidade Lusíada de Angola tem como principal objectivo a gestão administrativa dos processos escolares dos estudantes, assegurando também o atendimento a estudantes, docentes e público em geral.

2. Introdução

Os serviços acadêmicos são dirigidos pelo diretor, e exercem as suas ações nos domínios pedagógico-administrativos, da vida acadêmica dos estudantes, da concessão de graus e títulos acadêmicos e do expediente e arquivo dos documentos a eles respeitantes.

3. Atribuições

Os serviços acadêmicos tem as seguintes atribuições:

  • Emitir certificados, diplomas, declarações simples, declarações com notas;
  • Efetuar a autenticação e o devido tratamento acadêmico do expediente proveniente das faculdades e coordenação dos cursos;
  • Informatizar e uniformizar os registos na base de dados e a catalogação de toda a documentação académica;
  • Proceder a inscrição no programa para a cobrança e registo dos valores indexados na tabela de emolumentos, em coordenação com os serviços de tesouraria.

4. Estrutura

Os serviços acadêmicos têm a seguinte estrutura:

a) Diretor

b) Vice-diretor

c) Secretaria de alunos

d) Gabinete de termos

e) Secretaria de professores

Director

Os serviços acadêmicos são dirigidos pelo diretor, ao qual compete:

  • Organizar, dirigir, os serviços e controlar a correta aplicação das leis, normas, regulamentos estabelecidos e vigentes na instituição;
  • Representar e responder pela actividade do serviço e submeter à apreciação da vice-reitoria para os assuntos académicos, os assuntos que carecem de resolução superior;
  • Velar pela ordem e disciplina do serviço e exercer a competência disciplinar estatuída na instituição.

Vice-Director

Os serviços académicos têm na sua estrutura o vice-director, ao qual compete:

  • Fazer a interface entre os serviços académicos e a direcção das faculdades e coordenação de cursos;
  • Nos casos de ausência e impedimento temporário do diretor, assume as respectivas funções em regime de delegação de competências ou de substituição.

Secretaria dos Alunos

  • Dinamizar e arquivar a documentação e dados do controlo do registo na base de dados das matrículas/inscrições e de toda a informação acadêmica;
  • Estabelecer um atendimento individualizado aos estudantes e público em geral;
  • Emitir certificados, diplomas e declarações académicas;
  • Exercer as demais tarefas que sejam acometidas por determinação superior.

Gabinete de Termos

  • Estabelecer um atendimento individualizado aos docentes;
  • Criação de sub-momentos no programa para a emissão de pautas;
  • Inserção de notas no sistema integrado de dados e publicação dos resultados;
  • Exercer as demais tarefas que sejam acometidas por determinação superior.

Secretaria de Professores

  • Estabelecer um atendimento individualizado aos docentes;
  • Tratamentos do todo o expediente relacionado com os professores como são: fotocópias, impressões, materiais de uso corrente (marcadores, apagadores, projectores);
  • Exercer as demais tarefas que sejam acometidas por determinação superior.

5. Contactos e Atendimentos

Os serviços acadêmicos estão igualmente disponíveis pelas seguintes vias:

6. Horários

  • Segunda a Sexta das 09:00 às 16:00 (Período de aulas)
  • Segunda a Sexta das 09:00 às 19:00 (Período de provas)